Trabalhos de Biofísica

Orientações sobre os trabalhos:



Passaremos a adotar uma Metodologia Ativa em nossas aulas como mostra a figura:



Como deverá iniciar?

1. Forme inicialmente uma dupla com o seu mesmo curso. 
Explicação: Leia sempre individualmente e depois discuta com seus colegas. Em outros atividades que serão posteriormente orientadas poderá formar grupos mistos maiores.

2. Identificar e esclarecer termos desconhecidos apresentados no cenário (estudo de caso ou artigo ofertado)
Explicação: Faça uma lista das palavras-chaves que permanecem sem explicação após a leitura e/ou discussão. Pesquisa na internet o significado desses termos de maneira individual e depois compare com seus colegas se as fontes foram as mesmas ou se foram diferentes.

3. Definir o problema ou problemas a serem discutidos. 
Explicação: Nesta fase, os alunos podem ter diferentes pontos de vista sobre as questões, mas todos devem ser considerados. Devem-se realizar os registros da lista dos problemas acordados. Verifique quais foram os principais objetivos que levou o autor a pesquisar aquele tema.

4. Realizar uma sessão de brainstorming para discutir o(s) problema(s), sugerindo possíveis explicações com base no conhecimento prévio. 
Explicação: Os alunos devem se basear no conhecimento um do outro e identificar as áreas de conhecimento incompleto. Mais uma vez, é necessário registrar toda a discussão no seu caderno ou se for escolha do grupo na criação de um seminário, demostração, teatralização ou dialogação. Consulte as informações básicas da aula do tema (veja os slides no blog), consulte o livro básico (Heneine que está no blog ou outros). Amplie seu conhecimento trazendo novas informações: como imagens ou vídeos, ou consulte outro artigo que explica mais suas dúvidas (consulte no Google Acadêmico). Lembre-se que sua apresentação deve conter dos conceitos básicos até chegar ao texto científico abordado.

5. Revisar as etapas 2 e 3 e disponibilizar explicações como tentativas de solução. 
Explicação: Registre e organize as explicações encontradas. Revise e a faça um roteiro do que será falado no dia (mini-aula, seminário...) sempre com as informações básicas e as encontradas nos textos pesquisados.

6. Formular objetivos de aprendizagem. 
Explicação: O grupo chega a um consenso sobre os objetivos de aprendizagem. O professor poderá auxiliar para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam focados, realizáveis, abrangentes e apropriados ao caso. Envie suas dúvidas por email e/ou pergunte para discutirmos em nossos próximos encontros.

7. Estudo individual 
Explicação: todos os alunos devem reunir informações relacionadas a cada objetivo de aprendizagem. Porque você está pesquisando aquele tema? Que situações levou o autor do artigo a fazer aqueles experimentos? Faça o detalhamento dos materiais e métodos utilizados e dos resultados alcançados pelo trabalho. 

8. O grupo parte dos resultados do estudo privado 
Explicação: Os alunos apontam seus recursos de aprendizagem e compartilham seus resultados individuais para uma discussão coletiva. Todos devem contribuir. Juntem todas as informações que puderam extrair do texto base (aula ou livro) e artigo (foco no Material e Métodos, nos Resultados com gráficos e tabelas e Discussão). Exemplifique com imagens e/ou vídeos do texto ou outros. Divida as tarefas entre os componentes para apresentação! Fiquem atentos em todos os aspectos do trabalho pois serão avaliados.


Observação: É importante que o estudo individual ocorra realmente sem comunicação com os grupos, para que a quantidade de informações levantadas seja consideravelmente consistente para solucionar o caso. Quando mais de um estudante se junta para pesquisar, os resultados obtidos podem ser considerados fruto de um bom trabalho coletivo.


Foco na Problematização

A primeira etapa da problematização é a observação da realidade, identificando suas características com o objetivo de transformá-la por meio do estudo. Uma vez definido o problema, dá-se início a uma reflexão sobre os possíveis fatores e determinantes relacionados ao problema. Isto levará o à definição dos pontos-chave do estudo, que podem ser questões básicas para a compreensão do tema, afirmações, tópicos, etc. 

A etapa seguinte é a teorização, quando se constroem as respostas para o problema, e os dados são analisados e discutidos. Após esta fase, parte-se para a quarta etapa, que corresponde à elaboração da hipótese de solução. Só resta agora a quinta etapa, que trata da intervenção propriamente dita. É neste momento que o aluno modifica o ambiente para solucionar o problema em questão!


Através do uso das Metodologias Ativas você poderá ter mais autonomia se tornando um profissional mais criativo, reflexivo e independente!





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