Tecido Epitelial

Vamos começar!

As células, que são as menores unidades estruturais e funcionais dos seres vivos, agrupam-se em tecidos, e estes, por sua vez, em órgãos. Segundo as características morfológicas e as propriedades funcionais, há quatro tipos básicos de tecidos: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso.

Dica para Estudar!

Para acompanhar melhor a matéria recomendo sempre a visualização dos desenhos esquemáticos e lâminas que se encontram nas aulas para estimular a sua memória visual pois essa é uma disciplina morfológica!

Recomendo o site Mol Microscopia OnLine da USP que é bem detalhado com várias imagens e com um índice  que poderá acompanhar toda a matéria.






TECIDO EPITELIAL


INTRODUÇÃO

O epitélio caracteriza-se pela justaposição das células e pela pouca matriz extracelular.

CARACTERÍSTICAS

A denominação epitélio (do grego epi – sobre; theleo – papila) refere-se à localização desse tecido sobre o tecido conjuntivo, que comumente forma projeções chamadas papilas.4 O revestimento é uma das funções do epitélio. Ele cobre a superfície do corpo, protegendo-o. Reveste os tratos digestório, respiratório e urogenital, as cavidades corporais e os vasos sanguíneos e linfáticos. O epitélio realiza ainda absorção, como nos intestinos, excreção, como nos túbulos renais, e secreção, como nas glândulas.5 Tipos especiais de epitélios desempenham função sensorial, como o dos órgãos sensoriais, e função germinativa, como o epitélio dos testículos.


Aula Completa:

Material de Leitura Complementar:
Ao final do capítulo do livro sempre tem um roteiro de perguntas para estudo e  vale a pena fazer para guiar o seu estudo!
http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/2Epitel.pdf




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução à Biofísica

Gráficos e Tabelas

Lâminas das Aulas Práticas